domingo, 21 de março de 2021


Rio Joana
(Tijuca – Anos 60)

O Rio Joana nasce junto ao Pico do Andaraí Maior, na Reserva Florestal do Grajaú, desce o Grajaú por uma galeria urbana e se torna um canal aberto na confluência das ruas Barão de Mesquita e Maxwell, quando recebe o Rio Andaraí. Desse ponto em diante, corta os bairros do Andaraí, Vila Isabel, Tijuca e Maracanã. 
Entre os anos de 1902 e 1906, o Rio Joana foi retificado e canalizado, e sua foz alterada para o Rio Maracanã, desaguando no Canal do Mangue, o que acabou elevando as inundações de grandes proporções na região do Largo do Matadouro (atual Praça da Bandeira).

Nos anos 60, houve uma grande obra de canalização definitiva do Rio Joana, na tentativa de acabar com as enchentes na região.

Atualmente, o Programa de Combate às Enchentes da Grande Tijuca desviou o curso do Rio Joana jogando parte das águas diretamente na Baía de Guanabara, passando sob o Maracanã, o Morro da Mangueira e a Avenida Brasil através do maior túnel de drenagem urbana construído no Brasil.

Curiosidade: Essa foto de algum arquivo pessoal estava disponível para venda com informações no verso "canalização do Rio Joana - Rio de Janeiro". 
Alguém saberia dizer qual o local?

Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Acervo Pessoal Anônimo (Foto)
Pesquisa: Dissertação de Mestrado - Rosa Augusta Aluizio de Mattos - Engenharia Ambiental UERJ: "A gestão sustentável de recursos hídricos. Experiência e desafios regionais: o caso do controle das enchentes da bacia hidrográfica do rio Joana" | Artigo GEOUERJ: "As enchentes urbanas e o crescimento da cidade do Rio de. Janeiro: estudos em direção a uma cartografia das enchentes urbanas"


março 21, 2021   Postado por Marcelo Ferreira em , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site