Rua Prefeito Serzedello Correa
Observe a pacata Rua Prefeito Serzedello Correa (em homenagem ao prefeito do Distrito Federal, Inocêncio Serzedello Correia), que começava no bairro projetado de Vila Isabel e se estendia até a antiga Estrada do Andarahy, no bairro do Andaraí. Renomeada anos depois, para Rua Barão de São Francisco, em homenagem ao primeiro barão com grandeza de São Francisco, Joaquim Inácio de Siqueira.
No canto esquerdo inferior, na esquina com a antiga Praça 7 de Março (rebatizada como Praça Barão de Drummond, em 1909), encontra-se uma edificação seguida de quatro casas germinadas. Atualmente, encontra-se uma padaria no local e as casas, apesar de sofrerem modificações, duas delas ainda permanecem com o muro no tamanho original.
Mais a frente, á esquerda da Rua Prefeito Serzedello Correa, situava-se um campo de futebol pertencente à Fábrica Têxtil Cruzeiro (Atual Condomínio Tijolinho). Naquela época, era comum a constituição de agremiações recreativas para os funcionários – tendo o futebol como modalidade principal – ao redor das fábricas.
A Fábrica Cruzeiro, administrada pela Companhia América Fabril, organizou em 09 de novembro de 1909, um clube esportivo denominado Andarahy Athletico Club. Extinguiu-se em 1961, ao vender o seu campo para o América Football Club por CR$ 60 milhões, que passou a chamá-lo de Estádio Volney Braune. Em 1977, o estádio foi ampliado e reinaugurado, recebendo os jogos do América até o ano de 1993, quando foi vendido para uma empresa, que ergueu o Shopping Iguatemi.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Augusto Malta (Foto)
Pesquisa: Artigo da FUCAMP: Tempo de Dondon | Blogs: Moda Histórica; Torcida do Vasco; Cacellain
0 Opiniões:
Postar um comentário