A Cidade Tijuca
(Tijuca - 1958)
Nos anos 50, a região da Grande Tijuca (contando os tradicionais bairros e sub-bairros, e mais a região do Rio Comprido) foi considerada como uma nova capital dentro do Rio de Janeiro, onde viviam quase 400 mil pessoas, por ter uma infraestrutura que muita cidade brasileira não tinha.
A "Cidade" Tijuca teve 535 grandes indústrias e 286 pequenas, centenas de estabelecimentos comerciais, confeitarias, agências dos principais bancos, dezenas de igrejas, templos e centros espíritas, 18 asilos, 12 centros beneficentes, 12 ambulatórios,42 hospitais e casas de saúde.
Os habitantes tijucanos tinham o suporte de 2 clubes de apoio, como o Rotary Club da Tijuca e a Sociedade dos Amigos da Tijuca. Abrigavam parte da imprensa carioca como 2 importantes jornais vespertinos, 15 periódicos, 1 estação de rádio e 66 sedes de Revistas como "Sétimo Céu" e "Machete".
Na área da cultura, a "Cidade" Tijuca superou todas as outras regiões do Rio de Janeiro com associações culturais, 1 teatro e, em questão de cinemas, concentrando a maior parte das salas de exibição no entorno da Praça Saens Pena. (Na próxima postagem, listaremos todos os cinemas tijucanos que passaram pela década de 50).
Na área da educação, a "Cidade" Tijuca possuía 323 estabelecimentos escolares, sendo 188 de ensino primário, 93 de ensino secundário, 27 de ensino especializado e 15 de ensino superior, além de 9 bibliotecas para atender uma população estudantil de 100 mil estudantes.
Entre tantos estabelecimentos de ensino, os mais tradicionais destacaram-se nacionalmente, como a Faculdade de Filosofia da UDF, os Institutos da Educação e o La-Fayette, além dos Colégios Militar, Batista e Marista São José.
A "Cidade" Tijuca também possuia 29 associações esportivas e 7 praças de esportes, destacando o TTC-Tijuca Tenis Clube, o Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), e os Estádios da Rua Campos Sales, Wolney Braune e o Municipal do Maracanã.
De fato, a região da Grande Tijuca era uma Enorme Cidade Tijucana.
Nota: Estimativa dos dados habitacionais da Grande Tijuca fornecidos pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Fonte: Marcello Ferreira - A Tijuca de Antigamente e G. de Sá Filho (Texto) | Carlos Botelho - Revista Manchete - Edição 320 (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário