A Biblioteca
(Grajaú - 18.10.1974)
A Biblioteca Regional do Grajaú foi idealizada pelo professor e diretor da Escola Francisco Campos, Diofrildo Trotta e construída pelo Lions Clube do Grajaú, para atender a todos os moradores do bairro.
Mesmo com um grupo de funcionários organizando todo o acervo doado, a biblioteca permaneceu fechada devido a falta de mobiliário e precariedade do prédio.
Em 18 de outubro de 1974, a Biblioteca Regional do Grajaú foi aberta ao público, onde o prédio foi oficialmente doado à Divisão de Documentação e Biblioteca, pelo Sr. Ney Pereira Tinoco, na época Presidente do Lions Clube do Grajaú.
Em 2010, a Secretaria Municipal de Cultura assumiu a biblioteca renomeado-a para Biblioteca Popular Municipal do Grajaú - Clarice Lispector.
No ano seguinte, o Decreto N.º 33.444 de 28 de fevereiro, altera a estrutura organizacional das Secretarias Municipais de Cultura – SMC e de Educação – SME e a Biblioteca é transferida para a Secretaria Municipal de Educação, passando a ser chamada de Biblioteca Escolar Municipal do Grajaú- Clarice Lispector.
Atualmente, a Biblioteca mantém à disposição dos interessados consulta e empréstimo gratuito de livros da Literatura infanto-juvenil e clássicos da Literatura contemporânea, acesso à Internet, brinquedoteca, gibiteca, exposições permanentes de instrumentos musicais e do livro mensal, hora do conto, leitura de histórias para crianças, Cineclube e Cineclubinho. Funciona ao lado da Escola Municipal Francisco Campos, na Rua José Vicente, 55, 1º andar.
Fonte: Marcello Ferreira, BEMRJ e Prefeitura do Rio (Texto) | AGCRJ - Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário