quarta-feira, 19 de abril de 2023



"Almoçar bem é no SAPS!"
(Praça da Bandeira - Novembro de 1945)

A fachada do primeiro Posto de Subsistência do SAPS, localizado na Praça da Bandeira, 96.
Ali funcionava o Restaurante Central que distribuia as refeições para todas as outras 13 unidades.
Nos anos seguintes, alguns projetos foram ampliados como biblioteca popular, sala de música, curso de corte e costura para as filhas dos trabalhadores, desjejum escolar, aulas de alfabetização e setor de encaminhamento de emprego.

Criado em 21 de outubro de 1942, sob o governo de Getúlio Vargas, o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) fazia parte de um programa estatal de melhoria nas condições de vida dos trabalhadores, proporcionando acesso a alimentação de baixo custo, através uma rede de restaurantes populares além de orientação para uma educação alimentar extensiva aos familiares.

O Serviço de Alimentação da Previdência Social - SAPS perdeu força com o Golpe Militar de 1964 sendo extinto pelo Decreto-Lei Nº 224, de 28/02/1967, que determinou:
- Os bens, como a edificação da Praça da Bandeira, e seus funcionários ocupados/transferidos para outros órgãos da União Federal;
- As atividades de abastecimento, subsistência  e fornecimento de comida sob responsabilidade da Companhia Brasileiro de Alimentos (COBAL);
- Todas as atividades de ensino e pesquisa transferidos para os Ministérios da Educação e Cultura, e Saúde.



Curiosidade: Antes do imóvel do SAPS, havia um terreno pantanoso da antiga Chácara do Curtume, que posteriormente foi construído o Matadouro Público da Corte (1853-1881). Somente após a década de 10, a região foi reformulada, ganhando novas edificações comerciais.


Fonte:  Marcello Ferreira e Marcela Martins (Texto) | Boletim do SAPS - Edição 13 (Foto)
Pesquisa: Marcello Ferreira - ATijucaDeAntigamente.com.br
Fonte: Casa Civil; Dissertação "...Os trabalhadores e o Serviço de Alimentação da Previdência Social..." (Marcela Martins)

abril 19, 2023   Postado por Marcelo Ferreira em , , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site