Viaduto da Mangueira
(1974)
Ultrapassando o limite da Grande Tijuca, no fim dos bairros do Maracanã e Vila Isabel, encontra-se o Viaduto da Mangueira.
Tão importante ao sistema viário da região, o viaduto permite a interligação dos bairros da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel com a Avenida Brasil, por meio da Rua Visconde de Niterói, Rua Prefeito Olímpio de Melo - Viaduto Ataulfo Alves - e, consequentemente, com todos os subúrbios e cidades satélites, que formam o Grande Rio.
Abaixo, segue trechos do discurso do Secretário de Obras e Engenheiro Emílio Ibrahim na Inauguração do Viaduto da Mangueira, em agosto de 1974:
“Dando cumprimento ao plano de obras do atual Governo, estamos inaugurando mais um dos empreendimentos de vulto nele previstos, cujo significado, a par da grandiosidade da obra, evidente por si mesma, merece destaque.
Em primeiro lugar, desejamos salientar que esta inauguração, tão esperada e por tanto tempo reclamada pela população carioca, não teria sido possível sem o decidido e efetivo apoio de S. Exa., o Sr. Governador Chagas Freitas; (...)
O dia de hoje marca a entrega por parte do Governo da Guanabara à população carioca do complexo de obras denominado Viaduto da Mangueira. É interessante frisar que os estudos iniciais para a construção deste Viaduto iniciaram-se há 25 anos. Coube ao atual Governo a tarefa de levar à frente sua execução e concluí-lo integralmente. (...)
Temos, por conseguinte, dentro dessa ordem de idéias, a satisfação de poder entregar esta magnífica obra de arte à nossa cidade, obra tão importante para suas necessidades atuais, para o seu destino. (...)
O Viaduto da Mangueira insere-se no Sistema Viário do Estado com a finalidade de permitir a reintegração física das três partes em que a cidade é dividida, pelas linhas férreas da E. F. Central do Brasil e E. F. Leopoldina na altura da Estação Ferroviária de Mangueira. (…)
Localizado na garganta entre as Serras do Engenho Novo e o Morro do Telégrafo, o projeto do Viaduto da Mangueira sofreu imposições da topografia local, que teve como conseqüência natural a solução de pistas superpostas, com a grande vantagem da redução das rampas de acesso, e perfeita adequação ao ambiente da região.
Desejamos ressaltar a presença neste grandioso empreendimento do corpo de Engenheiros e Arquitetos da Secretaria de Obras, por intermédio da Coordenação de Obras de Urbanização, que com louvável dedicação se empenhou para que hoje ele se transformasse em realidade. (...)
Senhor Governador Chagas Freitas: se hoje estamos vencendo uma etapa de nosso trabalho, muitas outros empreendimentos prosseguem, dentro do plano de obras do Governo de Vossa Excelência.
E assim trabalhando estamos seguros de que, tal como hoje, marcaremos muitas outras conquistas na marcha progressista de nossa maravilhosa Cidade."
Na foto: ao fundo, Vila Isabel, Andaraí e Tijuca, e o Viaduto da Mangueira em sua fase de conclusão.
.
Fonte: Marcello Ferreira e Site Eng. Emílio Ibrahim | Site Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário