Internato São José
(Usina – 1932)
Localizado na rua Conde de Bonfim nº 1067, com uma fachada impecável, o prédio do Internato São José foi concluído em 1932, para receber os estudantes internos. Cinco anos após o surgimento do primeiro Colégio Externato São José, erguido na rua Barão de Mesquita, nº 164.
O idealizador do majestoso projeto arquitetônico e acompanhante das obras, foi o habilidoso Irmão Mário Otaviano, também idealizador do prédio da rua Barão de Mesquita.
A transferência do Internato, do Rio Comprido, para o Internato São José, da Rua Conde de Bonfim, 1067 - Tijuca, aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1932, para a alegria de toda a comunidade escolar; e as aulas tiveram início no dia 1º março do mesmo ano.
Os alunos internos de 1952 erigiram o monumento ao Padre Champagnat, como marco celebrativo do cinqüentenário do Colégio São José (1902-1952), em 30 de outubro do mesmo ano.
Com o passar dos anos, os dois Colégios Marista São José (Tijuca e Usina) passaram a receber estudantes, sem exclusividade para os meninos, nos turnos da manhã e tarde.
Desde 1999, as edificações tijucanas do Colégio Marista São José (Unidade Barão de Mesquita e Conde de Bonfim) foram tombadas pelo Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Curiosidades:
* O Colégio Marista São José derivou-se do antigo Seminário Diocesano de São José, (surgido na antiga Ladeira do Seminário, no Morro do Castelo, em 1739 e depois transferido para o Rio Comprido), após a determinação do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde, que parte do seminário fosse administrado pelos Maristas a partir de 04 de fevereiro de 1902.
Fonte: Marcello Ferreira (Pesquisa) | Site Colégio Marista e Histórias e Monumentos (Texto) | Site Bicentenário Marista e Histórias (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário