quarta-feira, 25 de março de 2020


Antonio Rodrigues 
(Rio de Janeiro - RJ, 1918 - 1990)
O Papai Noel do Maracanâ 

Carioca de Vila Isabel, Antonio Rodrigues foi entregador de marmita, afinador de pianos da Escola Nacional de Música e motorista de ônibus da linha Muda- Copacabana. 
E foi ao volante da lotação, que Antonio decidiu a melhor maneira de ajudar as crianças: Se tornando o “bom velhinho”. 

 Em 1952, encontrou vaga de Papai Noel nas Lojas Americanas de Copacabana, com um salário de 150 cruzeiros. Ao vestir a roupa natalina, não resistiu a emoção e chorou. As lágrimas destruíram a maquiagem e ele começou na função uma hora depois do combinado. 

 Dez dias depois, sabendo que a Legião Brasileira de Assistência faria uma grande festa no Maracanã, procurou a primeira-dama, Darcy Vargas, e ofereceu-se para ser o Papai Noel. Assim , em 22 de dezembro de 1952 , Papai Noel descia pela primeira vez de helicóptero no estádio cheio de crianças. 

Homenagem: Em 1958, o prefeito do Distrito Federal, José Joaquim de Sá Freire Alvim, lhe concedeu o título oficial da cidade; Em 1959, o Presidente Juscelino Kubitschek concedeu-lhe o título de Papai Noel Oficial do Brasil; Em 1963, ele ganhou a carteira de identidade número 505520 do Instituto Félix Pacheco, com o título incorporado ao nome. 

 Curiosidade: Foi recebido pelo Papa João XXIII, orou na Igreja de São Nicolau e jurou no túmulo do santo que inspirou a legenda do Papai Noel, que “Todos os anos plantaria a bandeira da inocência, amor e paz na terra”. 
Foi casado por 53 anos com Dona Naílda, tendo uma única filha que morreu logo após o nascimento. 
Morou por muitos anos na famosa casa amarela na rua Maxwell, 20-B, onde os Correios - que sabiam de cor esse endereço – entregavam todas as cartas destinadas ao Papai Noel. 
Ao longo de 38 anos reuniu milhões de pessoas no Maracanã pra assistir à sua chegada. 
Morreu em 20 de novembro de 1990, aos 72 anos, de câncer. 

 Fonte: Marcello Ferreira (Texto com referência no Blog Nossos Vizinhos Ilustres, de Gilda Boruchovitch e Elizabeth de Mattos Dias) e Revista Veja Edição n° 1158 – 1990 | Foto: Blog Nossos Vizinhos Ilustres, Jornal O Globo e Jornal Correio da Manhã, Edição 23506/1969


março 25, 2020   Postado por Marcelo Ferreira em , , , , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site