terça-feira, 17 de dezembro de 2024


 

Hospital dos Marítimos
(Andaraí – 1956)

A visita do Ministro do Trabalho Nélson Backer Omegna, ao Hospital dos Marítimos após a remodelação do mesmo.

A Origem:
Para acabar com o problema de assistência médica dos seus operários, a diretoria da Fábrica América Fabril (antiga Fábrica Cruzeiro, que ocupava o  atual terreno do Condomínio "Tijolinho") construiu um hospital destinado a socorrer e recolher os modestos obreiros do conceituado estabelecimento industrial.

Adquiriu por compra, em 1924, uma bela chácara localizada no número  280 da rua Leopoldo, em posição elevada no Andarahy Grande. Nesse terreno, foi erguido a Casa de Saúde São Jorge, projetada com confortáveis enfermarias de pequenas lotações, todas independentes, para senhoras, crianças e homens. 
Dispunha de duas salas de grandes operações e assépticas, e de raios X, dispondo de aparelhos considerados entre os mais perfeitos do Rio de Janeiro. No anexo, uma farmácia e um pequeno laboratório para análises e pesquisas, capela e necrotério, bem como modernas e confortáveis ambulâncias para o transporte de seus doentes.

Na década de 30, com o encerramento das atividades da Fábrica América Fabril, a Casa de Saúde São Jorge foi adquirida pelo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Marítimos. Construiu-se um prédio de três andares para 260 leitos e uma unidade de pronto socorro, sob o nome de Hospital Central dos Marítimos (HCMAR).
Em 1968, o governo unificou os Institutos de Aposentadoria e Pensões dando origem ao Instituto Nacional de Previdência Social - INPS; e parte do Instituto dos Marítimos, passa a chamar-se Hospital do Andaraí, como parte integrante do INPS.
Em 1993, a Unidade passou a pertencer ao então INAMPS da Rede de Saúde Pública do Ministério da Saúde e 7 anos depois passou para a gestão municipal do Rio de Janeiro.
Atualmente, o Hospital do Andaraí, pertence à rede federal de hospitais, subordinado ao Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro.


Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Cinejornal Informativo n. 4/56 Arquivo Nacional (Vídeo) 
dezembro 17, 2024   Postado por Marcelo Ferreira em , , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site