O Emboque na Terra de Noel
(Vila Isabel – 26.10.1972)
Trecho final da rua Barão de São Francisco, tendo em sua extensão, a Praça Barão de Drumond e o Estádio Wolney Braune (conhecido como o "Campo do América").
A parte mais escura na foto, demarca a área utilizada para o acesso ao Túnel Noel Rosa, que resultou na demolição de 51 imóveis das ruas Barão de São Francisco e Torres Homem, além da divisão da rua Senador Nabuco.
O Túnel Noel Rosa foi projetado em 1972 como parte do Projeto RJ-083: um plano urbanístico do Governo Lacerda em 1965, que consistia numa via expressa denominada Linha Verde, ligando o bairro da Gávea á Via Dutra, passando pela Tijuca e outros bairros da Zona Norte.
Um túnel sob o Maciço da Tijuca, ligaria a Praça Santos Dumont, na Gávea, até a Rua Uruguai, na Tijuca. Dali, seguia pela rua Barão de São Francisco até o Túnel Noel Rosa, seguindo em direção aos bairros da Zona Norte.
Curiosidade:
- Para religar a rua Senador Nabuco, foram propostas ideias como a instalação de uma passarela ou a construção de um viaduto;
- Uma das casas demolidas na rua Torres Homem, pertencia aos pais do governador Faria Lima (que inaugurou o Túnel Noel Rosa), onde ali nasceu e cresceu.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Acervo AGCRJ (Foto)
Pesquisa: Acervo A Tijuca de Antigamente; Edições Jornal O Globo.
0 Opiniões:
Postar um comentário