Conjunto Industrial da Hanseática Brahma
(Tijuca - 16.11.1912)
Parte posterior da edificação que abrigava a Fábrica Hanseática.
Em 19 de maio de 1910, o Decreto Nº 8.021 concedeu autorização á Sociedade Anonyma Companhia Piratininga para funcionar na Republica, fabricando gelo e cerveja de baixa fermentação, por um prazo de duração de 30 anos.
Em dezembro do mesmo ano, visando a exploração em grande escala na indústria e comércio de cerveja no Brasil, os acionistas da Companhia Piratininga substituíram o nome para Companhia Hanseática, conforme o Decreto Nº 8.451.
A nova fábrica foi construída num extenso terreno situado na rua José Higino, 115 á 121, com luxuosos e modernos recursos de aparelhos e instalações, tornando a Companhia Hanseática como uma das mais aperfeiçoadas do mundo.
"bebam as saborosas cervejas fabricadas com água da Tijuca capitadas na própria nascente" - informavam os anúncios impressos da companhia.
Em 1939, a sua principal concorrente, Companhia Cervejaria Brahma, passou a ter o controle acionário da empresa.
Funcionou até o dia 14 de novembro de 1992, demitindo mais de 400 funcionários e encerrando um longo ciclo de fabricaçāo na região.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Revista O Malho - Edição 533 (Foto)
Pesquisa: Acervo A Tijuca de Antigamente; Portal Camara dos Deputados; Jornal Illustrado - Edição 13; Revistas Fluminense e Americana - Ambas Edição 01.
0 Opiniões:
Postar um comentário