segunda-feira, 14 de outubro de 2024


A Fachada do Matadouro
(Praça da Bandeira - 1910)

Um quiosque comercial diante da entrada principal do Matadouro Público construído na antiga Chácara do Curtum (atual Praça da Bandeira).

Por muitos anos, o local ficou conhecido como Largo do Matadouro, até o prefeito do Distrito Federal, Bento Ribeiro assinar o decreto de 1911 alterando a denominação do Antigo Largo do Matadouro para Praça da Bandeira.
O local foi totalmente reformulado, e as comemorações cívicas anuais ao estandarte pátrio passaram a ser realizadas no local, e não mais no Paço Municipal, tornando-se inevitável o crescimento comercial na região.

Curiosidade: 
Após D. Pedro II determinar a desativação do matadouro ao lado do Passeio Público, no Centro (por causa do povo elitizado não frequentar mais o local devido os sobrevôos de carniceiros e o odor de morte que pairava no ar), foi construído um novo matadouro público num terreno da Chácara do Curtum, pertencente ao bairro imperial de São Cristovão. 
A construção iniciou em 1845, mas devido as condições pantanosas do terreno, só foi inaugurado em 1853.
Em 1881, com péssimas condições de higiene, o matadouro se mostrou inadequado ao crescimento da cidade, sendo fechado por Oswaldo Cruz e transferido para as modernas instalações no final do ramal ferroviário em Santa Cruz.

Nota: 
O único remanescente das construções do antigo matadouro é o pórtico neoclássico de acesso, que resiste bravamente até hoje, junto a Escola Nacional de Circo.


Fonte: Marcello Ferreira (Texto) |  Arquivo Nacional BR_RJANRIO_O2_0_FOT_0427 (Foto)
Pesquisa: Acervo A Tijuca de Antigamente

outubro 14, 2024   Postado por Marcelo Ferreira em , , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site