Vasco da Gama 126 Anos
(Maracanã - 28.01.1951)
A 52.ª edição do Campeonato Carioca de Futebol foi a primeira edição após a construção do Estádio Municipal Mendes de Moraes (Atual Maracanã). Antes, houve uma partida inaugural entre as seleções carioca e paulista (1x3) e, uma semana depois, a Copa do Mundo de 1950.
Com um público superior à 120 mil pessoas, o Clube de Regatas Vasco da Gama venceu por 2x1 o América Football Club na final, garantindo uma vaga na Copa Rio Internacional de 1951e tornando-se o primeiro campeão carioca do novo estádio.
Curiosidades:
- Originalmente o estádio foi erguido com o nome de Estádio Municipal Mendes de Moraes, homenageando o prefeito da cidade na época. Devido à um desgaste político causado, principalmente, pelo atraso nas obras e o orçamento muito acima do previsto, acabaram substituindo o nome para Estádio Municipal do Maracanã, que permaneceu até 1966, quando passou a se chamar Jornalista Mario Filho;
- O "Expresso da Vitória" como era conhecido o time do Vasco, tinha o jogador Barbosa, considerado o terceiro melhor goleiro brasileiro e injustamente culpado pelo vice-campeonato brasileiro na copa de 50;
- Ademir Menezes, ídolo absoluto do Vasco antes da era Roberto Dinamite, foi o primeiro jogador a marcar um gol na Copa do Mundo de 1950 e o primeiro artilheiro do recém construído estádio (9 gols na Copa de 50 e 25 gols no Campeonato Carioca).
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Varregeral (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário