Cine Madrid
(Grande Tijuca – 08.01.1973)
Em 26 de abril de 1954, a região da Grande Tijuca ganhou mais um moderno cinema com uma sala de projeção de qualidade e equipamentos impecáveis do mesmo nível do Metro-Tijuca.
Com capacidade para 1827 pessoas, o cinema ficava no prédio anexo do Edifício Madrid e era acessado pela galeria da rua Haddock Lobo, nº 170, ao lado do famoso ponto de encontro da Jovem Guarda, o Bar do Divino.
Após um misterioso incêndio durante a madrugada do dia 9 de maio de 1970, iniciado na sala de projeção, o cinema fechou para obras e nunca mais abriu.
Seu último dia de funcionamento foi no dia 7 de maio de 1970 e o cartaz do "spaghetti italiano" I Vendicatori dell'Ave Maria (Os Pistoleiros do Por do Sol), estrelado por Tony Kendall, permaneceu exposto por muito tempo.
Em 28 de dezembro de 1972, a empresa Luiz Severiano Ribeiro noticiou o fechamento definitivo do Cine Madrid, alegando que as novelas da tv estariam esvaziando as salas de cinema.
Atualmente, a porta da galeria que dá acesso ao corredor de entrada do cinema está fechada. No local, há uma placa do Patrimônio Cultural Carioca, fixada na parede, indicando que ali funcionou o Cine Madrid, representante da época áurea dos cinemas de rua.
Notas:
- Em abril de 1973, foi postado um anúncio com o "material de demolição do Cine Madrid" contendo portas, janelas, entre outras coisas, para quem se interessasse. Nessa mesma época, a João Fortes Engenharia assinou um contrato para a construção de um edifício.
- Naquele época, as ruas Haddock Lobo e Conde de Bonfim tinham o trânsito em mão dupla, justificando o ponto de ônibus na porta do cinema.
- O local, hoje, é considerado bairro do Rio Comprido, segundo o mapa oficial da prefeitura do Rio (http://mapas.rio.rj.gov.br/#)
.
Fonte: Paulo Roberto Elias e Marcello Ferreira (Texto) | Wilson - Jornal Correio da Manhã (Foto)
Pesquisa: O Globo - Edição 13499 | Jornal Correio da Manhã - Edição 24454 | Jornal do Brasil - Edição 7/73
0 Opiniões:
Postar um comentário