segunda-feira, 9 de maio de 2022



Abertura da Rua Grajaú
(Grajaú - 17.01.1925)

A Companhia Brasileira de Immoveis e Construcções comprou a fazenda dos Cardosos, em 1923, que a loteou e transformou em área residencial. A Cia construía moradias e as vendia através de um sistema de financiamento próprio. 

Buscando atingir um mercado ainda bastante restrito na cidade (“segmentos das camadas médias da população de maior poder aquisitivo que antes pagavam aluguel, mas que podiam arcar com esse financiamento”), realizou obras de arruamento, loteamento, instalação de infraestrutura de água, calçamento de ruas e construção de diversas moradias para venda, que eram divulgadas em anúncios impressos da época. 

Essa foto fazia parte do anúncio publicitário da Companhia Brasileira de Immoveis e Construcções onde dizia: 
“ EMPREGUE suas economias em UM LOTE DE TERRENO comprando a longo prazo e terá as seguintes vantagens: a possibilidade de construir sua casa; um juro compensador, representado pela valorisação sempre crescente, do terreno; a economia mensal de uma determinada quantia (prestação) que redundará em seu proveito próprio 
Companhia Brasileira de Immoveis e Construccões 
Sociedade anonyma - Capital 6.000.000$000
Terrenos nos melhores bairros do Rio – IPANEMA – LEBLON - MUDA DA TIJUCA – AVENIDA RUY BARBOSA (Morro da Viúva) – CAES DO PORTO – ANDARAHY – JOCKEY CLUB – MEYER etc.
48, Avenida Rio Branco”

Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Revista Careta  (Foto)
Pesquisa: Revista Careta - Edição 865; Biografia e Memória Social de Márcia Pereira Leite (UERJ/UFRJ) 

maio 09, 2022   Postado por Marcelo Ferreira em , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site