Estação Mangueira
(Maracanã - Setembro de 1972)
A estação de trem da Mangueira foi a primeira a ser aberta, em 1869, pertencendo a espinha dorsal ferroviária da E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil.
A região próxima ao Morro dos Telégrafos (chamado assim devido ao primeiro telégrafo aéreo do Brasil instalado ali), era uma das principais produtoras de mangas do Rio de Janeiro, tornando o batismo de Estação Mangueira inevitável.
Em 1937, quando a Estrada de Ferro Central do Brasil eletrificou seu primeiro trecho entre as estações Central e Madureira, foi inaugurada uma subestação elétrica bem próxima da estação.
Em agosto de 2014, a Estação Mangueira foi fechada por ser muito encostada na nova plataforma da Estação Maracanã. A solução para os passageiros e moradores da comunidade foi a construção de uma passarela de 77 metros, ligando duas estações internamente pela plataforma 1 da estação Intermodal Maracanã até a plataforma da atual estação Mangueira/Jamelão.
Ao fundo da foto, em território da Grande Tijuca, um incêndio no bloco central de edifícios do Campus Universitário Negrão de Lima, da UEG- Universidade Estadual da Guanabara, registrado do outro lado da Estação Mangueira.
Curiosidade:
- A estação de trem da Mangueira era a primeira parada após a Central do Brasil, originando o nome da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Gaúcho- Correio da Manhã (Autor)
Pesquisa: Supervia; Estações Ferroviárias, ANPTrilhos; e Site da Mangueira.
0 Opiniões:
Postar um comentário