Concurso Radiophonico - 8 fotos
(Tijuca - 27.01.1940)
Foi realizado no Estadio do América Football Club, na Rua Campos Sales, o Concurso da Música Popular promovido pelo DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda, em benefício das instituições de caridades patrocinadas pela Sra. Darcy Vargas.
Oss artistas entravam pelo portão exclusivo da rua Martins Pena (onde atualmente está o Condomínio Quartier Montreal), e os sócios e não-sócios entravam pelo portão da Rua Campos Sales.
Com uma queima de fogos de Ramalheda, o evento foi aberto às 21 horas, com o desfile dos astros da rádio. Em seguida, artistas como Aracy de Almeida, Orlando Silva, entre outros, subiram ao palco e começaram o espetáculo interpretando as canções sorteadas por ordem de apresentação, para delírio de 15 mil pessoas, que aplaudiram calorosamente cada melodia.
Pouco mais de meia noite, a comissão julgadora (composta pelo Maestro Villa Lobos, compositores Pixinguinha e Luiz Peixoto, e os cronistas de rádio Caribé da Rocha e Eduardo Brown) pronunciou os campeões da noite:
- Melhor Samba: "Oh, seu Oscar", de Wilson Batista, intérprete: Cyro Monteiro (Prêmio: 50:000$000 - 50 contos de réis)
- Melhor Marchinha: "Dama das Camelias", de João de Barros, intérprete: Francisco Alves (Prêmio: 10:000$000 -10 contos de réis)
Curiosidade: O samba "Aquarela do Brasil", foi escrito e gravado pelo compositor mineiro Ary Barroso em 1939, mas sua execução em público foi somente em 1940, pelo seu parceiro Francisco Alves, no Concurso da Música Popular, no campo do América.
o samba de Ary Barroso não empolgou os jurados e Francisco Alves acabou vencendo com outra marchinha.
Segundo o ECAD, Aquarela do Brasil é a segunda canção brasileira mais regravada de todos os tempos,
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Arquivo Nacional (Foto)
Pesquisa: Jornais Correio da Manhã e O Imparcial Edição 01437e 01439; Tese: O mundo é a nossa pátria.
0 Opiniões:
Postar um comentário