O Combustível de Emergência
(Praça da Bandeira - 1944)
Com a escassez de combustíveis fósseis devido a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), algumas nações, entre elas o Brasil, adotaram o gasogênio em todos os veículos, como automóveis, caminhões, tratores e até ônibus.
"Os motores dos automóveis eram adaptados para funcionar com a queima de carvão ou lenha, gerando gases como nitrogênio, hidrogênio, monóxido de carbono e metano. E tinha mais um detalhe: o movimento dos veículos não era automático, sendo que era preciso esperar de 5 a 10 minutos para que o gás, formado no interior dos geradores, tivesse força o suficiente para mover o motor."
Na cidade do Rio de Janeiro, entre alguns pontos de instalação do kit "gás pobre" - como era chamado pelos donos dos automóveis que não gostavam de utilizar pois os motores perdiam potência e rendimento - existia a loja da Mesbla na Rua Mariz e Barros, 25.
Obs.: A segunda foto não é a Mesbla - Praça da Bandeira
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Revista da Semana e Saudade do Rio (Fotos)
Fonte: Revista da Semana; São Paulo em Foco
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