quinta-feira, 5 de agosto de 2021



Escola Municipal Azevedo Sodré
(Praça da Bandeira – 1926)


A Escola Municipal Azevedo Sodré foi inaugurada em 27 de março de 1925, próximo à Praça da Bandeira, durante a administração do Prefeito do Distrito Federal, Alaor Prata Leme Soares.

O patrono da escola foi Antonio Augusto de Azevedo Sodré, médico e político atuante nas áreas de educação e saúde ao longo da sua trajetória profissional. Já no final de sua vida, em 1925, concedeu um imóvel de sua propriedade ao Distrito Federal para que fosse instalada uma escola que deveria ser batizada com o seu nome. Entretanto, conjugadamente a essa iniciativa, foram registradas pelo doador algumas determinações que deveriam ser incorporadas ao calendário letivo escolar: comemorar no dia 1º de maio o “Dia da Fraternidade Universal”; celebrar no dia 04 de setembro o “Dia do Patrono”, inclusive com a cantoria pelos alunos de um hino em sua homenagem; e a realização de festejos voltados para despertar o “Culto da Bandeira e o Amor à Pátria”, no dia 19 de novembro.

Outro Augusto, o alagoano Augusto Malta (principal fotógrafo da evolução urbana do Rio nas primeiras décadas do século XX) fez esse registro em 1926, um ano após a inauguração da Escola Azevedo Sodré. Na foto, o casarão ainda não havia passado pelas reformas. A fachada ainda sem nome do colégio e sem os três postes para o hasteamento de bandeira - que mais tarde foram instalados com o objetivo da realização de uma das principais determinações: o festejo “culto da bandeira e o amor à pátria”. 

Em 27.12.2000, foi decretado o tombamento da Escola Municipal Azevedo Sodré, localizada na rua Barão de Ubá, 331, tentando assim, preservar seu estilo arquitetônico eclético e todo seu histórico-cultural.


Fonte: Marcello Ferreira | Augusto Malta (Foto)
Pesquisa: Artigo de Pedro Paulo Hausmann Tavares - UFRJ

agosto 05, 2021   Postado por Marcelo Ferreira em , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site