sexta-feira, 23 de julho de 2021


 

Construção do Maracanã
(Maracanã- 20.01.1948)

Na época, a construção do Maracanã foi muito criticada por Carlos Lacerda (então deputado federal e inimigo político do prefeito da cidade do Distrito Federal do Rio de Janeiro, general Ângelo Mendes de Morais) por não concordar com os gastos e a localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá.

Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Mendes de Morais conseguiu levar o projeto à frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos pertencente á segunda maior associação de turfe do Rio, o Derby Club.

A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.

O projeto vencedor previa um estádio para 155.250 pessoas, sendo 93 mil lugares com assento, 31 mil lugares para pessoas em pé, 30 mil cadeiras cativas, 500 lugares para a tribuna de honra e 250 para camarotes. O estádio ainda contaria com tribuna de imprensa com espaço para vinte cabines de transmissão, trinta e dois grupos de sanitários e trinta e dois bares. No total, a área coberta do estádio atingiria 150 mil m², com altura total de 24m.

As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental pelo prefeito general Ângelo Mendes de Moraes.

Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Acervo O Globo (Foto)

julho 23, 2021   Postado por Marcelo Ferreira em , , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site