Ponte dos Marinheiros
(Praça da Bandeira – 1904)
O Prefeito do Distrito Federal, Francisco Pereira Passos iniciou o projeto de obras do porto do Rio de Janeiro, visando o melhoramento no embarque e desembarque das mercadorias que chegavam à cidade.
Com o empréstimo de 8,5 milhões de libras esterlinas e cronograma de 6 anos para a conclusão, o conjunto de obras abrangia a construção de vastos armazéns no cais, o assentamento da linha férrea para os vagões de carga e descarga, a construção da Avenida Central (Avenida Rio Branco) entre o Largo da Prainha (Praça Mauá) e a Praia de Santa Luzia (Atual região central próximo ao Aeroporto Santos Dumont), o prolongamento do Canal do Mangue com uma comporta para renovação periódica da água, além das melhorias das ruas estreitas e imundas da Gamboa e Praia Formosa (atual área do Santo Cristo).
No pacote, também foi incluída a retomada do aterramento da Enseada de São Cristovão para a construção da Avenida Francisco Bicalho, que tinha iniciada em 1880 e sofreu várias interrupções por questões políticas.
O traçado da linha férrea vindo da Central do Brasil foi alterada e suspensa em 1905 (conforme ofício 605 de 25.05.1903), assim como a Ponte dos Marinheiros, que foi suspensa e posteriormente integrou o Trevo das Forças Armadas.
Nota: Francisco Bicalho foi o diretor técnico da comissão fiscal e administrativa das obras do porto do Rio de Janeiro.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | O Malho (Foto)
Pesquisa: MultiRio; Saudades do Rio e Edições da Revista O Malho
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