Ocupação no Morro do Borel
(Usina - 09.12.1992)
Às 5 horas da manhã, trinta e dois policiais da DRE - Divisão a Repressão a Entorpecente ocuparam o Morro do Borel, no sub-bairro Usina, em busca do chefe do tráfico local, conhecido como Bill.
A "Operação Retorno" como foi batizada pela polícia, durou 7 horas, causando muita tensão nos bairros próximos e na própria comunidade do Morro do Borel, e resultando na morte de dois traficantes e um policial.
À procura dos traficantes, seis policias começaram a vasculhar casas na Travessa José Alves, e ao arrombar a casa número 19, um detetive de 29 anos foi surpreendido com um tiro de AR-15 na cabeça. Houve uma intensa troca de tiros e dois traficantes acabaram morrendo.
Desesperados e sem munição, os policiais pediam um helicóptero para socorrer o detetive que agonizava, mas a aeronave permaneceu meia hora no heliponto da Secretaria da Polícia Civil, à espera da liberação do governador Leonel Brizola. Quando o helicóptero chegou, 50 minutos depois, só pode remover o corpo o corpo do detetive, sob protestos dos policiais.
O traficante Nelson da Silva, o Bill, fugiu de carro às 4 horas da manhã, o que levou os policias a desconfiarem que houve vazamento de informação. Bill era irmão do traficante Isaias do Borel, foi preso em 1993, e condenado a 15 anos. Em 2010, foi preso entrando no morro da Formiga por não cumprir a liberdade condicional.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Arquivo Rede Manchete (vídeo)
Pesquisa: Edição Jornal O Globo; Folha de São Paulo
0 Opiniões:
Postar um comentário