Estrada Grajaú-Jacarepaguá
(Grajaú - 07.05.1972)
A Estrada de Jacarepaguá (atual Avenida Menezes Cortes) surgiu pela necessidade de escoamento das produções das fazendas e engenhos da região no início do século XIX.
Seu traçado nasceu do Caminho de Mateus (atual Estrada dos Três Rios) que seguia de Jacarepaguá até o trecho mais alto da Serra, onde sofria um desvio para que sua descida ocorresse através de ruas do bairro do Engenho Novo, as Ruas Sincorá e Maria Luiza, hoje consideradas parte do bairro do Lins de Vasconcelos.
No final dos anos 20, o prefeito Prado Junior modernizou a estrada, construído o trecho da Cabana da Serra, aonde viria futuramente a ter restaurante homônimo. Somente 30 anos depois, as obras foram retomadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER, sendo concluído o trecho de ligação até o bairro do Grajaú.
A Estrada Grajaú-Jacarepaguá foi inaugurada em 1957, e entregue à população em terra batida, sendo asfaltada 3 anos depois.
Em 1962, com o falecimento do General Menezes Cortes em desastre aéreo, a via recebeu seu nome como forma de homenagem, passando a se chamar oficialmente Avenida Menezes Cortes.
Durante o governo de Chagas Freitas, nos anos 80, a Avenida Menezes Cortes foi duplicada, facilitando o acesso da Baixada de Jacarepaguá à Zona Norte e ao Centro.
Nota: O Português Mateus José Nunes era visto frequentemente atravessando um caminho aberto que cortava a serra, para chegar ao seu domínio, Engenho Novo, tornando assim o local conhecido como o Caminho do Mateus.
Fonte: Marcello Ferreira (Texto) | Fotógrafo Alcyr Cavalcante (Foto)
Pesquisa: Reflexões sobre o trânsito do bairro do Pechincha e Adjacências, Mara Ferreira Ventura e Silva (2015 - UFRJ); IHBAJA.
0 Opiniões:
Postar um comentário