Mapa da Grande Tijuca - Parte 3
(1899)
Começando no topo do mapa, temos a junção das ruas Haddock Lobo, Conde de Bonfim e São Francisco Xavier, conhecida como Largo da Segunda-Feira. Nesse local, em 1762, numa manhã de segunda-feira, um homem foi encontrado morto as margens do riacho que havia ali. A população, assustada, batizou o local como Largo da Segunda-feira, e fincou uma cruz, que permaneceu no largo até 1880.
Abaixo, temos o Hyppódromo Nacional, fundado em 1889, no local da atual Praça Castilhos França, popularmente conhecida como Afonso Pena. A entrada era pela Travessa de São Salvador (Hoje, rua Professor Gabizo) e integrava o grupo dos 4 principais prados de elite do Rio de Janeiro.
A crise de 1893, que assombrou o país, desestruturou algumas entidades esportivas e o Hyppódromo encerrou suas atividades no início do século seguinte.
A rua do Hyppódromo foi aberta em 1900 (atual rua Campos Sales) e o terreno irregular que sobrou do prado, foi ajardinado nos anos 10 e oficializado como Praça Castilhos França na década de 30.
Em 1891, no alto do Morro da Baronesa de Lages, funcionava o Collégio São Vicente de Paulo, internato para ambos os sexos. No ano de 1930, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo fundaram o Hospital Escola, para oferecer assistência médica as irmãs e treinamento de enfermagem as noviças. Somente em 1968 oficializou como Hospital São Vicente de Paulo, atendendo os moradores da região.
Todo o trecho da Praça da Bandeira estará disponível na próxima postagem.
Fonte: Marcello Ferreira (Pesquisa: Almanak Laemmert, A Noite e Anahp) | Mapa Arquivo Nacional (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário