sábado, 2 de janeiro de 2021


Linha Barão de Drumond - Leblon
(Vila Isabel – 1963)

No dia 19 de outubro de 1955, foi publicado na página 13 do Jornal do Commercio, a Ata da Assembleia Geral Constituinte da “Bandeirantes Auto Ônibus S.A.”. 

A empresa iniciou suas operações com a linha de ônibus 104 (Barão de Drumond - Ipanema) via Jockey, com 10 carros, linha até então explorada pela Independência Auto Ônibus (ou Auto Viação Popular, como era conhecida).

Em agosto de 1956, já contava com 30 carros. Em março de 1962, 37 carros. 

No dia 9 de maio de 1958, a Linha 104 (Barão de Drumond – Leblon) é renumerada para 97, segundo sistematização da Prefeitura.

Em 1962, a empresa foi renomeada para "Transportes Vila Isabel".

Em janeiro de 1963, a Empresa explorava as linhas 97 (Barão de Drumond – Leblon) via Jockey e 98 (Barão de Drumond – Leblon) via Copacabana, renumeradas respectivamente para 438 e 433, no mesmo ano.

Em 2010, a Transportes Vila Isabel e outras empresas, passaram a integrar o Consórcio Intersul, responsável pelo gerenciamento do transporte de passageiros na região da Zona Sul e Grande Tijuca.

Em, 21 de agosto de 2015, a Prefeitura do Rio publicou a Resolução SMTR Nº 2594 onde dispõe o Planejamento Operacional para a Implantação da Racionalização das Linhas de Ônibus na área da Zona Sul da Cidade. Devido a isso, a linha 433 Vila Isabel – Leblon, teve a sua rota encurtada inicialmente até o Largo do Machado, e posteriormente até a Praia de Botafogo.

Em março de 2016, a Prefeitura do Rio revisou alguns encurtamentos e a linha 433 teve um “desencurtamento” no seu itinerário (porém, ainda menor que a rota original), tendo como trajeto final a Rua Prado Júnior, em Copacabana, de onde retorna para Vila Isabel em serviço circular (não fazendo ponto final). 

Hoje em dia, a linha 433 faz o seu itinerário saindo da Praça Braão de Drumond até a Rua Rainha Guilhermina, no Leblon, 

Para visualizar esta foto em resolução maior: https://bit.ly/2vdQcvv


Fonte: Site Transporte Público; Prefeitura do Rio e Diário do Transporte Coletivo (Texto) | Arquivo Nacional (Foto)


janeiro 02, 2021   Postado por Marcelo Ferreira em , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site