quarta-feira, 27 de janeiro de 2021




Cine Madrid
(Tijuca – Anos 70)

Inaugurado em 26 de abril de 1954, o Cine Madrid era um dos mais modernos cinemas da Tijuca. Sua qualidade e equipamentos equivalia ao nível impecável do Metro-Tijuca, referência na região. 

Para se chegar a sala de projeção com capacidade de 1827 lugares, que ficava no prédio anexo, tinha q acessar a galeria na rua Haddock Lobo, n 170. Era vizinho do famoso Bar do Divino, ponto de encontro da Jovem Guarda e do Cinema Comodoro.

Após um misterioso incêndio durante a madrugada que consumiu a tela de projeção e algumas poltronas frontais, o cinema fechou para obras mas nunca mais abriu. Em vez de ser consertado, começou a ser demolido. Seu último dia de funcionamento foi no dia 17 de maio de 1970.

Atualmente, a antiga porta do cinema que dava acesso ao corredor de entrada está fechada. No local, há uma placa do Patrimônio Cultural Carioca, fixada na parede, indicando que ali funcionou o Cine Madrid, representante da época áurea dos cinemas de rua.

Notas: 
- Foto tirada talvez na mesma semana ou mês do fechamento, pois os cartazes ainda estavam expostos dentro e fora da sala de espera e onde se pode ver ” OS PISTOLEIROS DO POR DO SOL” spaghetti italiano de 1970 com Tony Kendall.

- Repararam o ponto de ônibus na porta do cinema? Naquele época, as ruas Haddock Lobo e Conde de Bonfim tinham o trânsito em mão dupla.

- O local hoje é considerado bairro do Rio Comprido, segundo o mapa oficial da prefeitura do Rio (http://mapas.rio.rj.gov.br/#)


Fonte: Paulo Roberto Elias do site Webinsider e Marcello Ferreira (Texto) Blog Cine Fechado Para Reforma e Paulo Roberto Elias (Fotos)


janeiro 27, 2021   Postado por Marcelo Ferreira em , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site