Inauguração
(Maracanā- 04.09.1962)
O governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, inaugurou o novo trecho da Avenida Radial Oeste, ligando o Estádio do Maracanā à Rua Sāo Francisco Xavier, considerada a principal artéria de escoamento do trafego para a Zona Norte e subúrbios da Central.
Na inauguração, Carlos Lacerda percorreu os 600 metros acompanhado do engenheiro Cravo Peixoto, secretários do Estado, parlamentares candidatos à Assembleia da Guanabara e dezenas de crianças da Favela Vila Sāo Jorge (ex Favela do Esqueleto).
A passagem do novo trecho da Avenida Radial Oeste importou na remoção de 495 barracos da antiga Favela do Esqueleto, cujas famílias foram deslocadas para o conjunto residencial Nova Holanda, em Bonsucesso.
Na solenidade de inauguração, uma fita simbólica foi cortada pela Sra. Beatriz Rodrigues, uma das mais antigas moradoras da Favela do Esqueleto.
Nota: A Favela do Esqueleto, surgida em 1930, sofreu a primeira remoção na abertura da Avenida Radial Oeste, em dezembro de 1960. No ano seguinte, após as melhorias implantadas na favela pelo governo estadual, parte da favela, em comemoração às obras, mudou seu nome para Vila Sao Jorge.
Fonte: Marcello Ferreira (Sob texto do “Correio da Manhã - Edição 21301/1962”, e “URBANIZAÇĀO SIM, REMOÇĀO NĀO - Dissertação de Pós graduação em Historia, de Juliana Oakim Bandeira de Mello (Texto) | Publicação nāo identificada (Foto)
0 Opiniões:
Postar um comentário