quarta-feira, 25 de março de 2020

v
Concurso Miss Rio de Janeiro 
(24.03.1929) 

 A escolha da Miss Rio de Janeiro foi realizada no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras. A euforia do povo carioca foi tanta que, ao meio dia, as pessoas lotavam a entrada para garantir seus lugares na arquibancada. 
As concorrentes chegaram duas horas depois, pelo portão da rua Álvaro Chaves e conduzidas ao salão de honra. Em seguida, chegaram os membros do juri, O escultor e diretor da Escola Nacional de Belas Artes, Côrrea Lima; os pintores Elyseu Visconti e a Sarah Villela de Figueiredo; Doutor José Mariano Filho e o Senhor Francisco Serrador. 
Vinte mil pessoas assistiam ao desfile e julgamento ao som das bandas da Escola Militar, Corpo de Bombeiro e do Batalhão Naval, além da Orquestra Brunswich. 

 A extensa fila das eleitas dos bairros e suas respectivas faixas, eram anunciadas no alto-falante: “Luiza Marinho de Azevedo (Leblon), Laura Suarez (Ipanema), Guiomar Cruz Costa e Marina Torres (Copacabana), Olga Bergamini Sá, Dilah Soares e Ruth da Gama e Silva (Botafogo), Ady de Freitas Rocha e Gerusa Bastos (Flamengo). Nair de Castro Brandão (Laranjeiras). Maria Helena Thomanasi e Orlandina Nunes (Glória), Lidia Bronzzetti, Leonor Sbrocca e Almerinda Sbrocca (Santa Teresa), Isabel Ferreira Pinto (Cidade), Marianna Falcão Teixeira (Rio Comprido), Fédora Gomes Viegas (Catumbi), Maria Dias da Silva (Gamboa), Consuelo Galvão (Tijuca), Annita Reis Tavares (Andaraí), Dagmar Faria (Maracanã, Isabel da Motta Araujo, Yolanda Azevedo Maltez, Mayna de Aragão Braga e Renée da Costa (Vila Isabel), Maria da Gloria Cysneiros Vianna (São Francisco Xavier), Lailla Freitas (São Cristovão), Nair de Freitas e Isa Porto (Riachuelo), Maria Augusta da Silva Sá (Méier), Aida Fonseca (Todos os Santos), Isilda Ferreira (Piedade), Déa Bergamini Filha (Engenho de Dentro), Zina Fonseca (Cascadura), Marina Ribeiro (Jacarepaguá), Laurita Paiva (Madureira), Laur Nogueira (Irajá), Aurora Pereira (Bento Ribeiro), Yolanda Paulina Faria (Santa Cruz), Zilda Moreira Ribeiro (Bonsucesso), Nair Morterá (Ramos), Dulce Coelho (Olaria) e Celia Gelly (Ilha do Governador).
Diante do público, da diretoria do Fluminense e dos diretores do Jornal A Noite, foi anunciado que o título de MISS RIO DE JANEIRO 1929 ficou com a senhorita Olga Bergamini, representante do bairro de Botafogo. Em segundo lugar, a senhorita Consuelo Galvão, representante da Tijuca. Em terceiro, a senhorita Ruth da Gama, também representando o bairro de Botafogo, e , na quarta colocação, a senhorita Laura Suarez, de Ipanema. 

Saindo do estádio como MISS RIO DE JANEIRO 1929, a senhorita Olga Bergamini seguiu pela rua Paisandú, Avenidas Beira Mar e Rio Branco até a Praça Mauá, onde retornou pelas mesmas avenidas, depois pela Praia de Botafogo até a rua Visconde de Ouro Preto, onde reside sua família. 
O carro que a conduzia, era seguido por uma extensa fila de automóveis, e,em todo trajeto, tanto nas avenidas quanto nas sacadas, era reconhecida pelas pessoas, que a saudavam com palmas e gestos carinhosos. 

 Fonte: Marcello Ferreira (Texto sob matéria do Jornal A Noite) | Jornal A Noite (Foto) 


março 25, 2020   Postado por Marcelo Ferreira em , , , , com Sem comentários

0 Opiniões:

Postar um comentário

Procurar no site